Interações: Depoimentos | Programa de Indicações | Indique para um amigo | Demonstração | Importante Saber

Alergias x Ácaros

As reações alérgicas ocorrem em cerca de 20% da população mundial e de dois entre três casos de alergias respiratórias é causada pelas bolotas fecais que os ácaros depositam no pó caseiro.

OS MÉDICOS ALERTAM: colchões são abrigo preferido de ácaros!

Os médicos lembram que cerca de 80% das alergias respiratórias estão relacionadas com esses acarídeos. Eles explicam que os ácaros adoram poeira, umidade e ambientes pouco iluminados. Eles se alimentam normalmente de fungos e das escamas da pele humana. Uma pessoa adulta libera algo como cinco gramas de escamas por semana, um banquete e tanto para os bichinhos.

Os ácaros causam alergia respiratória. Eles estão presentes em toda a nossa casa e não apenas entre os quartos e salas. Muita gente não sabe, mas os ácaros vivem também na cozinha e nos banheiros.

O colchão, objeto com o qual as pessoas mantêm um contato mais prolongado no ambiente doméstico, é o local onde existe a maior concentração de ácaros em uma casa. A constatação faz parte de duas teses, uma de mestrado e outra de doutorado, defendidas recentemente na Unicamp. Os trabalhos concluíram, ainda, ser impossível livrar as residências desses animais microscópicos, responsáveis pelo surgimento ou agravamento de alergias respiratórias no homem. Segundo os pesquisadores, porém, é recomendável a adoção de práticas higiênicas capazes de reduzir a população desses parentes do carrapato, minimizando assim os problemas de saúde que eles podem causar

A maioria das vezes tratamos as pessoas alérgicas e esquecemos de tratar da casa. Uma casa limpa e saudável é antes de tudo, livre de poeira, ácaros, fungos, bactérias, umidade e odores, principalmente de cigarros. As pessoas sentem a presença dos ácaros em sua cama: tosse, comichão à noite, olhos irritados, os espirros de manhã e o mau sabor na boca, são sintomas típicos. O que nós cuspimos quando escovamos os dentes é literalmente os resíduos dos ácaros.

Por mais limpos e arejados que sejam os ambientes, sempre existirão os ácaros, microorganismos causadores de alergias respiratórias. Para se ter uma idéia, pode haver cinco mil deles em um único grama de poeira. Mas seu habitat mais comum são carpetes, tapetes, colchões, roupas de cama, frestas de assoalho ou rodapés. Sua alimentação básica são os fungos ambientais e resíduos de pele humana descamada naturalmente. Por isso, os colchões e lençóis são microambientes ideais, em razão da umidade e do calor do corpo humano.



canal youtube lbcolors


A contaminação por ácaros em residências - Fonte: Bem Estar

Veja os principais focos de contaminação em uma casa e entenda como os ácaros agem no corpo humano.



O colchão é o depósito de microorganismo- Fonte: Record, E aí Doutor?

Saiba como limpar e evitar doenças alégicas.